Clique na animação para voltar às matérias

Quando devo procurar um nutrólogo? Saiba 5 situações

Você sabe quando procurar um nutrólogo? Esse médico é importante em diferentes situações e pode atuar em favor do seu bem-estar e da qualidade de vida.

A dúvida quanto ao momento de busca deste profissional se dá especialmente pela confusão que há entre ele e o nutricionista.

Enquanto o nutricionista estuda os alimentos e os efeitos dele no organismo, o médico nutrólogo estuda a composição corporal e doenças e transtornos relacionados à alimentação.

Veja, abaixo, 5 situações em que você deve buscar auxílio desse profissional da medicina e como ele pode ajudar.

Saiba 5 situações em que você deve procurar ajuda de um nutrólogo

A nutrologia é uma especialidade médica. Ela é responsável pelo estudo de doenças e transtornos relacionados com a alimentação.

Especialistas nos processos químicos corporais relacionados ao metabolismo, eles determinam os melhores alimentos e hábitos para cada paciente, de acordo com as características específicas de cada organismo.

Veja 5 situações em que você deve procurar ajuda desse profissional da medicina!

1 – Transtornos alimentares

O nutrólogo é um profissional importante na luta contra transtornos alimentares como bulimia ou anorexia.

Esses transtornos causam disfunções corporais, pois afetam a nutrição do organismo. Portanto, esse profissional trabalha na prevenção a eles e no tratamento.

Sua atuação, nesse caso, geralmente é aliada do acompanhamento médico de um psiquiatra. Eles trabalham de forma a mudar a relação do paciente com alimentos.

2 – Doenças crônicas

Existem diversas doenças crônicas que possuem relação com a nutrição e cujo tratamento é feito com o acompanhamento de um nutrólogo. 

Dentre as doenças que entram na abrangência dessa especialidade médica são:

  • Hipertensão arterial;
  • Deficiências de vitaminas;
  • Anorexia nervosa;
  • Diabetes;
  • Obesidade;
  • Anemia ferropriva, etc.

Uma vez que todas essas doenças e condições têm relação com a nutrição e podem ser pioradas ou melhoradas por cuidados alimentares, o nutrólogo é de grande importância aqui.

Ele pode estabelecer quais deverão ser as restrições do paciente. Igualmente, quais são as adições de alimentos que podem aumentar seu bem-estar.

Da mesma forma, a composição corporal do paciente e as alterações causadas por uso de medicamentos para tratamentos dessas doenças entram na análise.

Desse modo, aqui há uma análise completa das condições genéticas e metabólicas de cada paciente.

3 – Doenças e distúrbios metabólicos

As doenças e distúrbios metabólicos também são tratados, diagnosticados e prevenidos com a atuação do médico nutrólogo.

O metabolismo corresponde ao conjunto de transformações químicas que ocorrem no organismo. A alimentação, portanto, tem influência direta sobre ele.

Uma das condições metabólicas mais conhecidas que são tratadas pelo nutrólogo correspondem às intolerâncias alimentares, tais como à lactose ou ao glúten.

Nesse caso, o médico atua de modo a analisar o metabolismo, inclusive eventuais causas da intolerância, que pode ter relação com o uso de medicamentos, por exemplo.

4 – Diante de alterações inexplicáveis no peso

Quem passa por alterações de peso que aparentemente não tenham explicação também deve buscar auxílio de um médico nutrólogo.

Essas alterações podem ter diversos motivos. Por exemplo, alterações no metabolismo. Ou, então, doenças ainda não diagnosticadas, bem como mudanças hormonais e estresse.

Com base em exames bioquímicos, então, o nutrólogo promove essa investigação sobre as causas do ganho ou da perda de peso.

Do mesmo modo, pode encontrar formas de reequilibrar o organismo, prescrever tratamentos e hábitos que podem melhorar a qualidade de vida do paciente.

5 – Emagrecimento saudável

Quem está na luta contra a balança e quer perder peso também encontra no médico nutrólogo um aliado.

Por ser um especialista em metabolismo, composição química e genética do organismo, ele pode ajudar você a chegar ao peso ideal.

Para isso, o profissional se vale de uma série de exames bioquímicos. Com ele, analisa como o corpo se comporta mediante a ingestão de alimentos.

Assim, pode encontrar condições que se revelem como obstáculo para a perda de peso, como é o caso do metabolismo lento.